Seguidores

Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de março de 2016

As Travessuras de Tonhola - Gabirobas

Gabiroba ou guabiroba é uma frutinha do cerrado deliciosa que hoje é raramente encontrada. Essa eu pesquisei: a gabirobeira é um arbusto silvestre típico do cerrado brasileiro, seu nome vem do tupi-guarani e significa casca amarga.

Naquela época a meninada se organizava e saia pelos campos à cata da saborosa fruta.

Cuidado com as cobras, eram as recomendações. As cobras deviam adorar essas frutinhas amarelas. Ela é parecida com uma goiabinha pequena, só que da casca lisa e que fica amarelinha quando madura. Por não ser enjoativa, a molecada chupava litros dessa iguaria.

Tonhola sempre que saia para o campo em época de gabirobas, trazia um pouco para sua avó que adorava.

Daquela vez os meninos resolveram ir mais longe, porque nos campos mais próximos da cidade, quase não eram mais encontradas. Estavam os garotos no descampado, concentrados nas moitas que viam pela frente com os olhos ligados nos frutinhos amarelos. Bem próximo ao final do campo aberto, uma mata fechada dava indícios de que ali não encontrariam nada, mas continuaram seguindo o campo, sem adentrarem na mata. Um pouco mais adiante levaram um baita susto com um barulho vindo da mata que tinha o chão forrado de folhas secas, não deu outra, uma vaca preta saiu assustada por detrás da mata em direção aos meninos. Foi um susto só e em disparada, esparramados um para cada lado correram em fuga até que pararam na distância e observaram a vaca se acalmar e voltar para a mata fechada. Que baita susto! Era hora de se mandarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário