Seguidores

Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de março de 2016

As Travessuras de Tonhola - Correio Elegante

Outra brincadeira muito divertida nas festas religiosas era o correio elegante.

Mais uma vez, o amigo entre aspas de Tonhola, o Joacir, aprontou pra cima dele.

Chegaram na festa mais cedo, antes do Tonhola aparecer, combinaram o plano e ficaram na expectativa.

As moças do correio elegante usavam um chapéu para identificação e uma delas, também amiga dos garotos, ficou encarregada de entregar o bilhete ao homenageado.

No bilhete dizia: "Sou sua grande admiradora e gostaria de me entregar contigo atrás da sacristia às nove horas. Clotilde".

Claro, os meninos ficaram em volta observando a cara do Tonhola ao receber o bilhete, fazendo esforços para não cair na gargalhada.

A festa da quermesse era realizada no pátio da igreja. Era um espaço apertado e mesmo assim reunia grande parte da comunidade. A festa durava uma semana e em todas as noites eram leiloadas prendas ofertadas para arrecadar fundos para as obras da igreja. Naquela ocasião a obra da vez era a construção do salão paroquial em dois pavimentos, a ser erguido nos fundos do terreno, de frente para a sacristia.

Tonhola ao receber o bilhete, ficou todo entusiasmado, mesmo não conhecendo nenhuma Clotilde ele não conseguiu disfarçar um sorrisinho no canto dos lábios. Pensou em dividir aquilo com alguns dos colegas, mas desistiu. Guardou para si, fechou a cara, enfiou o bilhete no bolso e saiu a circular como se nada tivesse acontecido. Olhou no braço e confirmou as horas, todo orgulhoso que estava de usar pela primeira vez o relógio de pulso Orient que ganhara de sua avó, cujos ponteiros brilhavam no escuro e era tão grande e pesado que quase lhe entortava o corpo para o lado esquerdo. Era uma maravilha erguer o punho e balançar o relógio, sentia-se poderoso e também parecia um pouco mais velho do que a idade que realmente tinha. Faltavam pouco mais de meia hora para o inesperado encontro. Ele não via a hora de conhecer a tal Clotilde.

Poucos minutos antes, os garotos, liderados por Joacir, acompanhados também pela sacana da garota que entregou o bilhete, foram disfarçadamente para o outro lado da igreja aguardar o destinatário.

Lá chegou Tonhola, na hora marcada, todo ansioso, tremendo nas bases ao encontro de Clotilde.

Que Clotilde que nada.

Na hora marcada, apareceu toda aquela cambada zoando em sua cabeça na maior gargalhada.

Caiu feito um patinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário