Seguidores

Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

As Travessuras de Tonhola - Um Susto no Gato

Uma, às vezes duas vezes por semana, Dona Rica fervia roupas com anil na fornalha.

Quando o tacho com as roupas era retirado, as brasas em fogo ficavam ainda ardendo por um bom tempo até virar aquela cinza clarinha que os meninos usavam para demarcar o campinho de futebol de pilhas.

Uma vez apareceu por lá um gato malhado manso que foi chegando devagar, miando baixinho, pedindo comida, um leitinho aqui, um pedacinho de peixe depois e foi ficando. Sumia por um tempão, mas sempre voltava, quando apertava a fome.

Dona Rica não era muito chegada em ter gatos ou cachorros em casa, mas tolerou aquele por pena e também porque achava que o neto gostava do bichano. Fazia bem vê-lo colocar as sobras de comida para o gato.

Um belo dia, já no final da manhã, as brasas ainda ardiam na fornalha, apareceu o gato miando baixinho bem próximo de Tonhola que estava a poucos passos da fornalha em brasas, agachado, preparando o terreno para jogar bilocas com os colegas mais tarde. Hora ruim foi aparecer aquele gato. Nosso amigo não estava muito de bom humor naquele dia, vendo o gato miando, lhe enchendo os pacovás, de um salto, pegou o bichano pelas costas e atirou na fornalha ainda em brasas. O coitado se esperneou e com uma rapidez felina, com muito miado, sumiu dali com o pelo todo tostado e nunca mais apareceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário