Seguidores

Total de visualizações de página

quarta-feira, 11 de maio de 2016

As Travessuras de Tonhola - Professora de Desenho

Uma matéria que Tonhola não tinha nos anos anteriores no primário era desenho.

Novidade que ele adorou no colégio novo.

A professora era uma senhora muito simpática e atenciosa com os alunos. Brava, às vezes, porque nem todos os alunos levavam a sério suas aulas e ficavam aprontando pela sala no horário da aula.

Tonhola viu um caderno de desenhos antigo. Todos à lápis. Ficou fascinado pelo que viu. Os desenhos eram, em sua maioria, figuras geométricas desenvolvidas com régua e compasso, perfeitos. Era aquilo que ele queria fazer, pensou. Lembrou do puxão de orelhas que levou da professora anterior quando o pegou desenhando. Naquela escola, desenho era matéria escolar.

Ele só não entendia porque as matérias eram chamadas de disciplina. E além do mais, pra complicar mais ainda, era também parte integrante de uma grade, junto com as demais matérias que ele já conhecia, português, matemática, história, geografia. Tem também outras matérias novas que foram incluídas além de desenho, mas isso é outra história.

Para ele, disciplina era, depois de ter aprontado alguma, quando sua avó sentava numa cadeira na varanda e o gritava com uma vara de goiabeira nas mãos:

- Tonhola! Vem cááááááááááá!

Poucas coisas na vida o irritavam tanto como aquele grito arrastado da avó o chamando para entrar no relho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário