Seguidores

Total de visualizações de página

domingo, 15 de maio de 2016

As Travessuras de Tonhola - Chuva de Desmamar Negrinho


- Vó, o que é chuva de desmamar negrinho?

- Onde você ouviu isso menino?

- Foi lá no Armarinho, quando fui comprar linha pra soltar papagaio. Tinha uns homens lá conversando aí entrou um fazendeiro e disse que lá pras bandas do Engenho da Serra deu uma chuva de desmamar negrinho.

- Ele quis dizer que foi uma chuva muito forte.

- Sim vó, mas por que de desmamar negrinho?

- Ah! Meu filho, isso é coisa do povo antigo.

- Então me conta.

- Dizem que certa vez uma negra que tinha um bebê de colo, que também era mama de leite.

- Mama de leite, como assim?

- Mama de leite é o nome que se dá para as mulheres que amamentam os filhos de outras mulheres. Antigamente, no tempo ainda da escravidão, as damas da nobreza, quando tinham filhos deixavam que seus filhos mamassem nas escravas, as mamas de leite.

- Entendeu?

- A mama de leite sim, entendi, mas o que isso tem a ver com a chuva?

Dona Rica riu da insistência do neto e continuou: - É que naquela época tinha uma mama de leite que todos os dias atravessava o ribeirão para ir do outro lado amamentar o filho da madame. Deixava o seu filho pequeno em casa com a família e ia, era só atravessar o ribeirão e voltar. Só que num daqueles dias, deu uma chuva muito forte, o ribeirão encheu muito, rodou a pinguela e ela não teve como voltar. Ficou do outro lado esperando até a água baixar. Só que a chuva não parava. Tiveram que dar leite de vaca para o seu filho. Com isso o negrinho foi desmamado. Daí ficou a expressão chuva de desmamar negrinho, mas isso é coisa do povo antigo. Tem cada coisa desses ditados populares que você nem imagina.

- Qualquer dia a senhora me conta mais alguns desses ditados, vó, parecem interessantes. Agora vou brincar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário