Seguidores

Total de visualizações de página

quinta-feira, 5 de maio de 2016

As Travessuras de Tonhola - Brincadeira Dançante

Nos finais de semana, os meninos andavam longe em busca de brincadeiras dançantes.

Por ser dos mais novos, Tonhola ainda não frequentava essas festas, mas, por ter estatura para se misturar entre os mais velhos, começou mais cedo na balada de tais festas.

Marcaram uma dessas que aconteceria num salão social de um dos clubes da cidade. Festa que foi comentada durante a semana pelos alunos da escola, você vai, vou, e você, meu pai não deixa, ah, eu vou, não perco essa festa por nada, vou dançar a noite inteira, ainda mais se alguém lá estiver também. Tonhola foi praticamente empurrado pelos colegas a ir também.

Dona Rica disse que ele podia ir até a loja escolher uma roupa. O menino foi e se entusiasmou por uma calça xadrez de fundo escuro, à noite, andando pelas ruas, nem se percebia que o pano era xadrez, ficou feliz, era aquela mesmo e uma camisa branca.

Chegado o dia, foram todos animados e contentes. Tonhola, tímido, ficou pelos cantos do salão, observando e tomando guaraná, pois ainda não sabia dançar. Via de longe as garotas dançando. A luz negra girando e piscando forte, num globo que colocaram no teto da pista de dança, lhe mareava as ideias. Lá pelas tantas, um dos meninos observou: - vejam lá, aquele não é o Tonhola? qual? aquele da calça brilhando, do outro lado da pista; caíram na gargalhada, era ele mesmo; vamos lá! vamos lá! cara! que calça maneira, olhe só ela brilha com a luz negra; eram as tiras finas e claras do xadrez da calça que tem efeito reflexivo quando bate a luz negra; cara, você arrebentou com essa calça, vamos lá para a pista, ah vamos sim, você vai dançar conosco, não vou não, vai sim quero ver se não vai, você veio conosco e vai dançar conosco sim senhor; e, um tanto assim meio que forçado, arrastaram o menino para o meio da pista e fizeram um círculo para observarem a calça que brilhava naquele corpo esguio de menino que não sabia dançar. As músicas dessa festa serão lembradas em capítulo à parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário