Seguidores

Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de maio de 2016

As Travessuras de Tonhola - Professora de História

Terminado o primário, Tonhola, passou na prova de admissão e iniciou os estudos num colégio particular. As instalações eram bem maiores e imponentes que o colégio estadual anterior, uma escola pública. O colégio ficava bem mais longe de casa e todos os dias ele atravessava o centro da cidade para ir à aula.

As salas de aula eram maiores, com um pé direito alto. A porta da sala era de madeira com vidro e tinha duas folhas com bandeirola. No quadro negro tinha uma plataforma elevada no piso onde ficava a mesa do professor. Tonhola adorava a escola, as instalações, os professores, os colegas, o lanche no horário do recreio que era pago na lanchonete, a música que tocava no início das aulas. Essa música até merece um capítulo à parte.

Dona Rica percebeu o entusiasmo do menino com a escola e agradeceu aos céus pois via ali um horizonte de calmaria nos estudos do menino.

Entusiasmado mesmo Tonhola ficou quando conheceu a professora de história. A mais nova de todos os professores. Uma moça loira, robusta, que ia dar aulas com vestidos coloridos e leves com os joelhos à mostra.

História passou a ser a matéria preferida de Tonhola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário