Seguidores

Total de visualizações de página

segunda-feira, 16 de maio de 2016

As Travessuras de Tonhola - Pescaria de Lobó

Tonhola foi num domingo de manhã numa pescaria com seu tio Alfredo e os primos Aramis e Aroldo.

Foram bem cedinho. Dona Rica preparou o lanche e colocou numa caixa de isopor com a tampa presa com uma tira de câmara de ar de bicicleta. O local não era muito longe, logo depois da última rua da cidade tinha uma descida longa que terminava numa curva e logo em seguida a ponte sobre o ribeirão. Era ali mesmo.

Alfredo estacionou o carro numa sombra. Os meninos curiosos correram para a beira do ribeirão, atraídos pelo barulho da água nas pedras. Sobre a ponte, o leito era pedra só, pedra preta basáltica. O tio alertou para que pegassem os apetrechos porque caminhariam um pouco pela margem até um poço.

O poço não era muito grande, mas surpreendeu a todos. A quantidade de peixes pequenos era tanta que a água quase parada do poço ficava em movimento, cheia de ondinhas dos lambaris na flor da água. O tio explicou que os lambaris faziam aquilo na água.

Num instante os meninos começaram a pescar, era só atirar o anzol na água e tirar os lambaris. Muito divertido. Um espetáculo. Aqui vamos pegar muitos peixes, vibraram. E realmente pegaram. Menos Tonhola.

As varas de pescar eram iguais para todos, o tio e os dois filhos tiravam um peixe atrás do outro e Tonhola nada. O tio colocava a isca de minhoca e era somente o prazo do menino colocar a vara na água e já retirava sem minhoca, os peixes haviam comido. O tio explicou o movimento que ele tinha que fazer com as mãos, quando percebesse que tinha peixe mamando a isca na ponta da vara. Mas nada, por várias vezes ele tentou e nenhum peixe conseguiu pegar. Começou a virar gozação dos primos que seguiam buscando um lambari atrás do outro. Até que Tonhola conseguiu pegar seu primeiro lambari. Aí é que virou gozação mesmo. Com o movimento rápido das mãos assim que colocou a vara na água, ele fisgou um lambari pela barriga. Todos riram muito. Foi a última tentativa de Tonhola naquela pescaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário