Seguidores

Total de visualizações de página

domingo, 24 de abril de 2016

As Travessuras de Tonhola - Primeiras Paixões

Tonhola já em sua pré-adolescência teve algumas paixões.

Aquela visita que sua sala de aula fez à casa de uma das alunas que ele considerava sua namorada, foi uma das primeiras.

Depois teve uma garotinha que ele conheceu no curso preparatório para a admissão ginasial.

Naquela época os alunos que concluíam o primário, tinham que passar por uma prova que era o Exame de Admissão ao Ginásio. Tem base! Já pensou alunos de nove, dez, onze ou doze anos tendo a obrigação de fazer uma prova terrível para ser admitido e seguir nos estudos ingressando no ginásio. Um funil para ter o direito de continuar estudando. Ainda bem que isso acabou faz tempo. Não é de se admirar o Brasil ter tido sua primeira universidade no início do Século Vinte, o Perú teve a primeira da América do Sul quatrocentos anos antes.

Pois é, Dona Rica, precavida, inscreveu o neto num curso preparatório para esse exame, já prevendo futuras dores de cabeça e foi lá que ele conheceu e se encantou por essa garota, uma de suas primeiras paixões.

Essa garota não desgrudava de uma outra magrela e feia que usava óculos. Como as duas estavam sempre juntas e nosso amigo tinha muitos olhos para a garota do encanto, a companheira, dada a proximidade, achava que aqueles olhares eram também para ela e por isso passou a meio que corresponder aos olhares e se derretia toda para ele. Talvez por isso a garota do encanto, percebendo o interesse da amiga, não correspondeu do jeito que ele esperava. A paixão ficou por ali mesmo.

Mais tarde ele veio a saber que a garota do encanto casou-se muito jovem, ainda cursava o ginásio, com o filho de um fazendeiro.

Ah! Tonhola ingressou no ginásio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário