Seguidores

Total de visualizações de página

sábado, 30 de janeiro de 2016

As Travessuras de Tonhola - A Bicicleta Nova

− Que gritaria é essa? Veio correndo lá de dentro a coitada da Dona Rica, que deixou as panelas no fogo e saiu apavorada com o chororô do neto que entrou às pressas chorando.

− Mas o quê que é isso? Você está todo machucado, se esfolou todo, veja só essa perna e as costas, deixe-me ver. Pelo amor de Deus. O que foi isso menino? Você quer matar a sua avó do coração. Sua camisa está toda rasgada e ensanguentada. O que você andou fazendo? Vai tirando essa roupa e direto para o chuveiro que vou lá ver o que posso fazer. Nesse instante veio entrando na casa uma vizinha que assistiu o tombo.

− Pois é, Dona Rica, eu vi o que aconteceu. Eles estavam correndo de bicicleta, descendo a curva lá do boteco, bem que eu avisei que aquilo era perigoso. Ia um, depois outro, e passava a bicicleta para o outro. O filho de Dona Zefa também caiu antes dele, mas foi um tombinho menor e ele só arranhou o joelho; o Tonhola até que desceu várias vezes, mas, ele foi fazer graça e passou o corpo por cima da bicicleta e deu nisso aí, apontando para o menino com o dedo indicador. A senhora precisa ver só o estado que a bicicleta ficou.

− Minha nossa! Ainda mais essa. Além de se escafolar todo ainda estraga a bicicleta dos outros. Onde está seu juízo menino? No momento em que ela não aguentou e deu um tapa na testa do menino que ainda chorava.

− Ai, ai, está doendo, vó, não passe a mão aí não.

− Como não, seu moleque safado, tem que limpar isso, parece que tem até pedaço de asfalto em suas costas. Preciso limpar isso direito e colocar mertiolate. Fique embaixo do chuveiro.

− Ah não, mertiolate não. Disse o moleque chorando. − Vai doer muito.

− Vai doer sim, vai doer, mas pode ter certeza que vai doer muito menos do que você merece seu moleque danado, muito menos do que a tunda que eu devia lhe dar por ter estragado a bicicleta nova do vizinho, onde já se viu, ele acabou de ganhar a bicicleta do tio rico de aniversário, e agora, como pagar o conserto?

− Vai com calma Dona Rica. Disse a enxerida da vizinha, que parecia estar se divertindo com a cena. Ela não gostava do Tonhola mesmo e fora lá somente para por mais lenha na fogueira

− Ora! E você já deu o seu recado e pode ir dando o fora, deixe que com ele eu me entendo. Diga lá fora que depois que eu cuidar desse aqui, vou ter com o dono da bicicleta. Esses moleques safados. Que sina a minha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário