Seguidores

Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de abril de 2009

Córrego Pirapitinga

Quando criança eu ia com minha avó buscar o peixe cascudo no Córrego Pirapitinga, na curva antes da ponte da Avenida 17.
O Córrego Pirapitinga recebe o Córrego do Carmo pouco antes de se encontrar com o Ribeirão de São José rumo ao Rio Tijuco, na região Norte da cidade de Ituiutaba.
A forma desse encontro, do Córrego Pirapitinga com o Ribeirão de São José, é semelhante a duas mãos com os punhos cerrados abertas para o crescimento rumo ao Sul.
Crescimento esse que se confirma nesse ano de 2009 com a construção da sede da UFU Universidade Federal de Uberlândia e também com o CEFET Centro Federal de Ensino Tecnológico.
Essas duas obras serão um marco histórico no desenvolvimento de toda a nossa região.
O Ribeirão de São José já está parcialmente urbanizado: uma parte totalmente canalizada, outra também canalizada, mas a céu aberto; e outra já está em fase de licitação, que também será a céu aberto, e ligará as Avenidas Minas Gerais e José João Dib.
Já o Córrego Pirapitinga está solto, com suas margens e barrancos implorando para serem urbanizadas com suas curvas naturalmente belas, desde o encontro com o Ribeirão de São José até a Avenida Minas Gerais, onde será construído o futuro lago da cidade.
Pistas de caminhadas, de atletismo, ciclovias, praças de esportes com quadras poliesportivas, quadras de areia, equipamentos esportivos, brinquedos ou simplesmente bancos para o descanso e lazer poderiam ser construídos ao longo de suas margens.
Isso é possível porque ele não recebe mais esgotos. Emissários para a captação das redes de esgoto foram contruídos ao longo de suas margens, conduzindo os esgotos até a estação de tratamento, para depois serem lançados no Rio Tijuco.
Essa condição de limpeza também permite que áreas ao longo de suas margens sejam disponibilizadas para serem exploradas por bares e quiosques, de maneira ordenada respeitando o ambiente e seus moradores.
Algumas cidades adotaram o sistema de parcerias com empresas para manter as praças conservadas: "essa praça está sendo mantida e conservada pela empresa tal", são os dizeres das diversas plaquinhas dispostas nos jardins, que servem tanto para dizer que aqueles jardins "têm dono", como também para divulgar as empresas. Um tremendo dum marketing. Iniciativas assim poderiam ser tomadas para viabilizar o projeto.
A região toda seria valorizada.
É... mãos à obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário