Seguidores

Total de visualizações de página

sábado, 22 de junho de 2019

As Travessuras de Tonhola - Tacho de doce de leite

Queimadura na barriga e na mão direita, mecha branca no cabelo até os quinze anos. Na fazenda.
Dona Rica era exímia doceira.
Certa vez ela foi convidada a ajudar uma amiga a fazer uns doces por encomenda num sítio.
Tonhola era pequeno ainda por volta dos três anos.
Não tinha crianças na casa.
Enquanto trabalhavam, improvisaram alguns brinquedos para o moleque ir se distraindo na varanda da sala, naquela época não tinha televisão, sobre os olhares atentos da avó, que sabia do neto que tinha, por isso não desgrudava o olho, era um pé no doce e outro no moleque, mas tudo bem ela pensou, ele até que estava comportado naquela manhã.
O doce principal era o de leite e pela quantidade tiveram que improvisar um tacho de cobre enorme na fornalha bruta de tijolos nos fundos, bem ao lado da área de serviço.
Colocaram a lenha no fogo para queimar e o leite caipira a ferver.
Uma estupenda colher de pau, que chamou a atenção do moleque Tonhola na chegada, seria usada no tacho para mexer o doce.
Lá pelas tantas, com o doce pronto, apurando brandamente no resquício de brasa que ainda restava na fornalha, as doceiras se deram por satisfeitas e se distraíram na cozinha com outros afazeres.
Enquanto isso, o menino Tonhola que àquela altura não se aquietava, dava voltas pelo sítio nas proximidades da casa e sua avó gritava, não se afaste muito, cuidado que aí tem formigas e blá, blá, blá, blá, blá, blá.
Tonhola contornou o bosque ralo nos fundos da casa e voltou dando de frente com aquele tacho cheio de doce de leite ainda quente. Deve ter pensado que não faria mal algum ele dar uma provadinha naquilo que devia de estar uma delícia e meteu a mão no doce. Pra quê! Foi um berro só, Dona Rica ouviu o grito e veio apavorada, quando viu do que se tratava gritou meudeus! e apavorada no caminho apanhou de uma toalha de rosto que estava pendurada num varal e já foi logo pegando no braço do moleque e com a força da sacudidela que deu um pedaço de doce quente foi na barriga do menino e outro pedaço não se sabe porque foi parar no couro cabeludo da cabeça e foi um deusnosacuda.

3 comentários: