Seguidores

Total de visualizações de página

sábado, 22 de junho de 2019

As Travessuras de Tonhola - Calça de Casimira

Uma vez Tonhola foi pescar num riacho com o tio e os dois primos.
O riacho desembocava num rio e o local que foram pescar era bem próximo do rio, dava para ouvir o barulho das águas nas pedras, era uma corredeira.
Hoje não existe mais, o local foi coberto por uma represa.
Pra se chegar no local de pesca tinha que passar por uma trilha bem fechada na mata com galhos que podiam arranhar. O tio ia na frente com um facão em punho cortando os galhos.
Os meninos vinham atrás levando os apetrechos com a tralha de pesca e os lanches e bebidas.
Tonhola não era muito chegado a pescarias, o trabalho que dava lhe cansava os neurônios antes mesmo do início da aventura.
Só que daquela vez um fato novo chamou-lhe a atenção. Ao passarem por um descampado no meio da trilha, um pasto com gado ao longe, o caminhar do tio era ouvido de uma forma diferente. Com os passos ritmados, o esfregar de uma perna na outra do tecido grosso de casimira da calça que ele usava fazia um barulho roc roc roc. Tonhola se segurava para não rir e os primos atrás perguntando o que era. Quando pararam numa sombra no final do pasto, já entrando na mata nas margens do riacho, Tonhola caiu em gargalhadas. Todos riram, mas ninguém nunca soube o motivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário