Seguidores

Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Nunca fui muito chegado a concursos literários. Uma vez li num jornal que haveria um concurso com o tema: Brasil 500 Anos. Pensei que seria daquela vez, pelo tema. Mãos à obra e fiz um poema que na época parecia nunca estar pronto. Faltava alguma coisa. Passou o prazo do concurso e não participei, mas o poema ficou e depois o publiquei no Usina de Letras. Vez ou outra alguém o lê e se manifesta na brasilidade. Esse poema retrata um pouco do que penso do nosso País e de seu povo



Brasil 500 Anos

Este é o meu País!
O meu brasil.
Imensa Nação.
Carrega consigo uma profunda relação com o mar,
Um largo abraço que
O acalenta eternamente,
Como uma mão amiga
Num ombro irmão,
Contornando o dorso
De sua forma de coração.
Cada canto desse abraço,
Dessa relação íntima
Úmida, e de morna brisa,
É um pedaço do Paraíso.
Terra privilegiada
E de uma formação geográfica única,
Sem vulcões ou terremotos,
Cultivável em quase sua totalidade,
Castigada apenas vez ou outra
Em regiões isoladas
Por chuvas de mais ou de menos.

Este é o meu Brasil!
Terra de inúmeras riquezas naturais
Nas matas, mangues, pântanos e subsolos.
Mas, sua maior riqueza mesmo,
Está na formação de seu Povo,
Na mistura das suas gentes.
Pessoas do Mundo inteiro
Que para cá vieram e ficaram,
Gerando riquezas e sonhos
Formando a raça “Brasil”:
A raça da alegria,
Da versatilidade,
Do jogo de cintura,
Do bom humor generalizado,
Do samba, futebol e carnaval.

Este é o meu País!
Tem índio, negro, branco e asiático...
Que juntos formam um povo só:
Nordestino, nortista, mineiro, paulista,
Capixaba, goiano, catarinense ou gaúcho.
É tudo Brasil!
Seja de que Estado for,
Prevalece a brasilidade.

Este é o meu País!
Tem matas enormes e ainda virgens,
Tem chapadas deslumbrantes,
Montanhas a perder de vista,
Águas emendadas,
Cidades maravilhosas.

Este é o meu País!
Que ainda tem
Crianças pedindo esmolas nas ruas,
Crianças se prostituindo,
Famílias se abrigando sob marquises,
Muito desemprego,
Muita fome,
Muita miséria.

Este é o meu País!
Que também tem
Crianças carentes escrevendo poesias
Nos centros de aprendizagem;
Crianças carentes aprendendo danças
Nos centros de recuperação;
Famílias se reunindo para resolver a moradia;
Famílias se unindo para resolver o emprego,
A falta de terra, de comida e de cidadania.

Este é o meu País!
Que tem gente que sofre, que chora, que ri,
Que abraça, que apóia, que critica,
Que ama, que vibra, que elogia,
Que gosta e que torce
Por um País sempre melhor,
Cada vez mais unido
E igual entre seus povos.

Este é o meu País!
Quinhentos anos de História.
De muitas glórias
E bem mais... Vitórias que derrotas.
Graças ao bom Deus
Que também acredito: É brasileiro!

Este é o meu País!
Quinhentos anos de história!
O meu Brasil!

Este é o meu País!
Crianças o dia inteiro nas escolas,
Aprendendo, praticando esportes;
E se alimentando e se divertindo
E crescendo felizes.
Num espaço de tempo não muito longo,
Se iniciativas tais forem mantidas,
Seremos um outro País
Com um custo social bem menor
Do que atualmente
Ainda pratica a nossa realidade.

Este é o meu País!
País que passou por várias crises
Ao longo desses anos,
Mas que sempre soube atravessá-las
Com criatividade e otimismo.
São nos períodos adversos,
Nos momentos de maiores necessidades
Que os homens mais criam,
Produzem e se superam.
Unidas, as mentes brilham mais,
Seja nas artes, na ciência, na lida com a terra,
Ou em qualquer outra atividade
Que conduza o homem ao seu crescimento.
Um Povo não pode se acomodar.
Crises, períodos de estagnação,
São despertadores que tilintam.
Destacam-se os mártires
E nascem os líderes verdadeiros.
Tivemos muitos
E, muitos, ainda hão de surgir.

Este é o meu País!
País que tem presença marcante
Em um quarto de História na era Cristã.
Desde os primeiros anos
Em que se destacava a cultura indígena
Cuja influência hoje se faz presente
De forma muito enriquecedora
Na formação da língua,
Nas artes,
Na culinária,
Na paixão pela fauna e a flora.

Este é o meu País!

Nenhum comentário:

Postar um comentário