Seguidores

Total de visualizações de página

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Padre Daniel Lima - prazer em conhecer

2011 foi um ano histórico para a poesia mundial.
O ganhador do Nobel de Literatura foi um poeta sueco de 80 anos: Tomas Tranströmer de Estocolmo. Na apresentação do vencedor foi dito que sua poesia "nos apresenta uma nova forma de ver a realidade através de suas imagens condensadas e translúcidas". Foi uma surpresa para muitos a sua indicação. Ele já foi traduzido para mais de 50 idiomas, mas ainda não tem livros publicados no Brasil.
E agora, no final do ano, uma nova surpresa para nós brasileiros, o vencedor do prêmio literário da Biblioteca Nacional foi um poeta pernanbucano de 95 anos. O Padre Daniel Lima que ganhou o prêmio com o seu primeiro e único livro publicado "Poemas".
Ele é de Timbaúba/PE, foi pároco em Nazaré da Mata e professor de filosofia em universidades do Recife. Segundo amigos ele tem 27 livros inéditos, a metade de filosofia.
Indagado por uma repórter que por telefone o informou sobre o prêmio ele ficou surpreso e disse o que entende por poesia:

" É uma espécie de vômito da beleza. A gente tem necessidade de soltar a beleza que percebeu do universo, o impulso irresistível de restituir a beleza vista por nós ao mundo a que ela pertence".

É muito bom conhecer um senhor com essa idade, com essa lucidez, dando uma definição tão bonita sobre poesia: devolver ao mundo a beleza que vimos em forma de poesia. É fantástico!

Ele também falou bonito sobre aquela sensação gostosa que os poetas sentem depois do poema pronto, que às vezes fica tão bom que parece que não foi ele que fez, foi alguém, alguma força, transcendeu:

"Depois que escrevo os poemas sinto que transcendi a mim mesmo, não fui eu, foi alguém que gostaria de ser eu. Eu sou meio besta, doido, acho que com o tempo ficarei ajuizado".

"Fico arrasado pela beleza que consegui apanhar na palavra que é tão pobre".

Creio que como a maioria, não conheço o Padre Daniel Lima, não conheço seus poemas, mas sei que o seu livro foi escolhido por unanimidade.

Padre Daniel Lima, uma descoberta da poesia brasileira.

Muitíssimo prazer em conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário