Seguidores

Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de maio de 2009

A Globalização e a Corrupção

Queridos leitores: lendo uns textos antigos a procura de um poema perdido, encontrei o desabafo abaixo e resolvi publicá-lo e testar vossa paciência. Confesso que quando o escrevi, já se vão oito anos, eu devia estar atacado com a situação pela qual nosso país estava vivendo. Ei-lo:


            A Globalização e a Corrupção

 

            Intrinsecamente ligados estão os dois temas. A corrupção existe em praticamente todo o mundo. Os corruptores são principalmente formados pelas grandes empresas que estão por todos os lados maiores e mais fortes do que muitos países do Terceiro Mundo.

            Têm sido motivos de pesquisas das mais profundas as formações dos mandantes que tomam as decisões políticas em nosso tempo. Difícil tarefa para os estudiosos das mentes humanas que falam na formação de um novo político. Um político mais justo, mais voltado para as causas sociais. De onde sairá esse novo político? Que tipo de formação filosófica, psicológica, religiosa e humana ele terá que ter para assumir tal responsabilidade sem frustrar as ambições das massas? É esperar para ver. A globalização poderá acelerar esse processo com o aumento desenfreado da corrupção. As gentes da Terra, por mais impossibilitadas que sejam de lutar contra essa condenável situação, com o poder do seu voto, darão forças para que esses novos políticos comecem a mudar esse estado de coisas.

            Confio ainda plenamente no poder do voto sobre o do sangue derramado. A democracia tem de se fortalecer sobre todos os sistemas. Por mais que demore o prazo para que ela se firme e se sobressaia sobre os corruptos atuantes no Mundo globalizado de hoje, esse prazo terá sido pequeno perante a História pelos muitos benefícios que poderá trazer no futuro para essa gente sofrida que hoje beija a mão de quem os governa sempre com a esperança de que sejam melhores que as mãos que beijaram no passado. Assim, chegará o dia em que as mãos desses novos políticos estarão na boca do povo e serão por ele beijadas, mas por respeito e veneração, e não por obediência cega.

Ituiutaba/MG, 08 de julho de 2001

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário